Amigos da Alcateia

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Progressão Pessoal dos Lobinhos

Olá lobos, pais e amigos!


Hoje vamos explicar um pouco sobre a progressão dos lobinhos.


O QUE É PROGRESSÃO PESSOAL?
É a conquista progressiva dos objetivos educativos do lobinhos. 
Progressão Pessoal é sinônimo de crescimento, evolução, desenvolvimento pessoal. 
As etapas de progressão têm por finalidade motivar, pelo reconhecimento, o avanço dos jovens na conquista de seus objetivos pessoais e se identificam por um distintivo usado na manga esquerda do uniforme.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DE PROGRESSÃO NO RAMO LOBINHO?




Lobo Pata-tenra - Quando o lobinho começa trabalhar com os objetivos correspondentes à Infância Média (associa-se à imagem do animal recém nascido);








Lobo Saltador - Quando o lobinho já houver conquistado cerca da metade dos seus objetivos da Infância Média (associa-se às características de curiosidade e deslumbramento diante das descobertas de suas próprias capacidades);








Lobo Rastreador - Desde que o lobinho tenha conquistado quase a totalidade dos objetivos pessoais correspondentes à Infância Média (associa-se ao comportamento em busca de objetivos, próprios do animal que já conhece o ambiente em que vive);








Lobo Caçador - No momento em que o lobinho tenha conquistado pelo menos a metade dos objetivos correspondentes à Infância Tardia (associa-se à postura do lobo que domina as suas capacidades, possui objetivos definidos e empenha em conquistá-los).


    
COMO SE ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE UMA CRIANÇA?
De forma sistemática e contínua, observando a criança em todas as atividades que participa e verificando se ela está incorporando acréscimos à sua conduta, de acordo com os objetivos educativos propostos. Para que isso seja possível, um escotista só poderá acompanhar no máximo seis crianças e fazê-lo pelo período mínimo de um ano.

COMO O ESCOTISTA REGISTRA AS CONQUISTAS DAS CRIANÇAS?
O escotista responsável anota periodicamente as observações que faz durante a sua convivência com as crianças que acompanha. No "Caderno do Velho Lobo", publicação da UEB/SP há planilhas para acompanhamento da progressão pessoal das crianças.

QUANDO SE AVALIA A PROGRESSÃO PESSOAL?
Desde o momento em que a criança ingressa na Alcateia  no período introdutório, para verificar em qual etapa de progressão encontra-se o seu estágio de desenvolvimento pessoal e ao término de cada Ciclo de Programa.

QUEM AVALIA?
No final de um Ciclo de Programa, os escotistas reúnem-se para concluir sobre a progressão pessoal de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário