Amigos da Alcateia

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

RAMO LOBINHO – INSÍGNIA DA BOA AÇÃO

INSÍGNIAS DE ENVOLVIMENTO NA COMUNIDADE

As Insígnias de Envolvimento na Comunidade visam incentivar a participação comunitária ativa, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, participativa e fraterna.

PROPOSTA EDUCATIVA

Cada Ramo possui uma insígnia específica, conforme destacado abaixo:

 • Insígnia da Boa Ação – Ramo Lobinho: Permite o conhecimento dos serviços e instituições que realizam ações assistenciais na comunidade e desperta a atitude individual e coletiva de serviço.

 • Insígnia da Ação Comunitária – Ramo Escoteiro: Permite a participação em projetos de serviço em sua comunidade, favorecendo a percepção da realidade em que vive.

 • Insígnia do Desafio Comunitário – Ramo Sênior: Permite a participação de ações coletivas de serviço comunitário e desperta o interesse pela superação das diferenças sociais.

Atendidas as exigências estabelecidas, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Lobinho o direito de usar a Insígnia da Boa Ação, consoante as seguintes normas:

a) A Insígnia da Boa Ação pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;

b) A conquista da Insígnia da Boa Ação será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;

c) A Insígnia da Boa Ação poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até ser substituída pela Insígnia da Ação Comunitária, no Ramo Escoteiro; Insígnia do Desafio Comunitário, no Ramo Sênior ou saída do Ramo Sênior.
A Insígnia da Boa Ação é um quadrado de tecido na cor alaranjada, sobre o qual está bordado uma representação estilizada da palma da mão humana, com mosaicos na cor amarela.

A Insígnia da Boa Ação é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

REQUISITOS:

Explorar a sua comunidade:

  1. Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais sobre como você poderia contribuir para melhorá-los.
  2. Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.

Lobinho em Atividade:

  1. Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou pelo seu Grupo Escoteiro.
  2. Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.

Lobinho em Ação:

  1. Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades.
  2. Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer uma relatório sobre essa participação.
  3. Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário